terça-feira, 20 de abril de 2010

O Handebol


Educador:Natanael Steffen
CREF3 008348
IT.6614/10Quadra da E.I.E.F.FEN'NÓOrigem do Handebol
O handebol é um esporte coletivo que foi idealisado pelo professor alemão Karl Schelenz, no ano de 1919. Após ter as regras publicadas pela Federação Alemã de Ginástica, o esporte começou a ser praticado de forma competitiva em países como, por exemplo, Áustria, Suíça e Alemanha.
HistóriaNesta fase inicial, as partidas de handebol eram realizadas em campos gramados parecidos com de futebol. Assim como no futebol de campo, cada equipe de handebol era composta por onze jogadores. No ano de 1925, foi realizada a primeira partida internacional de handebol, entre as equipes da Alemanha e da Áustria. Os austríacos levaram a melhor, vencendo os alemães por 6 a 3.
Fatos importantes da história do handebol
- Em 1934, o COI (Comitê Olímpico Internacional) inclui o handebol como esporte Olímpico.- Nas Olimpíadas de Berlim (1936), seis países disputaram a medalha de ouro. A Alemanha tornou-se campeã, após derrotar a Áustria por 10 a 6.
Fatos importantes(cont.)
- Em 1938, foi disputado, na Alemanha, o primeiro campeonato mundial de handebol.
Em 18 de julho de 1946, foi fundada a IHF (International Handball Federation), atualmente com sede na cidade de Basiléia (Suíça).
- No ano de 1966, os jogos de handebol em campo gramado foram descontinuados, passando o esporte ser realizado somente em salão. - Após um período sem participação, o esporte volta a fazer parte das Olimpíadas nos Jogos Olímpicos de Montreal, em 1976. Porém, com regras reformuladas e partidas disputadas em quadra.
Cont.Fatos importantes
- Atualmente o esporte é praticado em 183 países, envolvendo mais de um milhão de equipes e trinta milhões de profissionais (jogadores, treinadores e outros profissionais do esporte).
CuriosidadeEmbora seja praticado por milhares de pessoas em nosso país, a equipe brasileira ainda não conseguiu ganhar medalha olímpica, nem título mundial no handebol.
Características do JogoO Handebol é um esporte coletivo praticado por duas equipes de 7 jogadores, sendo um deles goleiro, com no máximo 5 reservas.
Objetivo do jogo é marcar gols ou seja, fazer a bola transpor a meta adversária.
“ É permitido lançar, bater,empurrar,socar, parar e pegar a bola com a ajuda das mãos, braços, cabeça,tronco,coxa e joelhos. Segurar a bola no máximo durante 3 segundos, mesmo o solo. Fazer no máximo 3 passos com a bola na mão”(regra nº 7)
A duração do jogo é de 60min com dois períodos de 30min,com 10min de intervalo.
QuadraA quadra de jogo é um retângulo, medindo 40m de comprimento – chamadas de linhas laterais, e 20 m de largura – chamadas de linha de gol. É aconselhável que uma zona de segurança rodeie a quadra ao menos 1 m ao longo das laterais e 2 m atrás da linha de gol.
A Meta ou gol é colocado no meio da linha de gol, medindo 2 m de altura por 3 m de largura com uma rede atrás dos postes que tem 8 cm de diâmetro, pintados com duas cores alternadamente.
Os Fundamentos
O Passe
O Drible
O tiro,chute ou arremesso
O PASSE
Ação de transmitir a bola ao outro jogador da mesma equipe( representa a forma mais elementar e fundamental da colaboração entre os Jogadores)No Handebol existem vários tipos de passe:
TIPOS DE PASSE Ombro – feito com a bola saindo exatamente da linha do ombro.
Por cima da cabeça
Por trás – O braço se desloca por trás do corpo
Picado – semelhante ao do basquetebol
Com pronação(giro para fora)da mão – muito usado nas fintas.
O Drible Por não permitir que se ande com a bola nas mãos, assim como no basquete, o handebol usa o drible da mesma forma. Existe porém, uma variação que é o duplo ritmo – o jogador dá os três passos permitidos com a bola na mão, faz a bola tocar o solo e novamente três passos; finalizando com um chute ou passe.
Tiro,chute ou arremesso
É a finalização da jogada em direção ao gol
O arremesso pode ser:
Simples – direto em direção ao gol, sem artifícios para se livrar da defesa
Em suspensão é feito após o salto, preferencialmente quando o corpo atinge o ponto mais alto.
Com sacrifício do equilíbrio – o Jogador se joga, buscando um espaço na defesa e ao mesmo tempo faz o arremesso.
Com rolamento – variação do anterior, que termina com um rolamento após ou durante o arremesso.
O Posicionamento em QuadraA defesa, de uma forma geral, é posicionada ao longo da linha da área do gol, mantendo-se em deslocamento constantes com finalidade de impedir, dificultar o ataque, e retormar a posse da bola.
Quando no ataque, os jogadores dispôes-se da seguinte forma, de acordo com suas funções:
Funções
Pontas – esquerdo e direito, jogam pelas extremidades chegando até a linha de gol
Três armadores – atuam elaborando as jogadas e criando as oportunidades de gol.chamados também de alas.
Pivô – atua na mesma linha da defesa, procurando abrir espaços e criar situações de arremesso mais próximo à linha de gol.
Sistema tático de ataque e defesa
Defensivo homem-a-homem
Defensivo por zona- podem ser 6-0,5-1,4-2,3-3.
Ataque em circulo,circulação ou rodízio – todos atuam nas mais diversas posições, criando dificuldades para a defesa:
Em oito,corta-luz,cortina,bloqueio

Fonte:  livro:Educação Fisica na sala de aula - Claudio José Gomes Nogueira - sprint

Nenhum comentário:

Postar um comentário