terça-feira, 20 de abril de 2010

O FUTSAL

Educador: Natanael Steffen
CREF3 008348
IT.6614/10
Quadra da E.I.E.F FEN'NÓ
HISTÓRIAO surgimento do Futsal data-se da década de 30 na cidade de Montividéu (Uruguai), onde as peladas de várzea começaram a ser adaptadas as quadras de basquete e pequenos salões.
Porém, as primeiras regras do Futebol de Salão foram redigidas em 1933 – fundamentadas no futebol, basquetebol, handebol e pólo aquático – pelo Professor de Educação Física da ACM – Associação Cristãs de Moços / Uruguai, Juam Carlos Ceriani.
No início as "equipes" variavam em número, tendo cinco, seis e até sete jogadores, sendo pouco a pouco fixado o limite de cinco. As bolas eram de crina vegetal ou serragem, sofrendo sucessivas modificações, inclusive com o uso de cortiça granulada.
A bolaComo as bolas de ar utilizadas depois, saltavam muito e saiam freqüentemente das quadras, posteriormente tiveram seu tamanho diminuído e o peso aumentado. Daí o fato do Futebol de Salão ser chamado de "esporte da bola pesada".
FUTSAL NO BRASILNo Brasil, o Futebol de Salão também dava seus primeiros passos na década de 30, onde temos referência de uma publicação de normas e regulamentações para a prática do esporte, na Revista de Educação Física em 1936, no estado do Rio de Janeiro.1- O atleta quando expulso da partida não deverá ficar no banco de reservas e nem retornar a mesma. O seu time ficará 2 minutos com 4 jogadores ou até que sofra um gol; então assim será permitido entrar um outro jogador para recompor a sua equipe.
2- A bola estará fora de jogo quando sair completamente quer pelo solo ou pelo alto das linhas laterais ou de fundo.
3- Quando o atleta da mesma equipe ao cobrar uma falta atrasa a bola para o goleiro e ela entra diretamente no gol, o tento não será válido e deverá ser marcado um arremesso de canto a favor da equipe adversária.
4- Na hora do pênalti o goleiro deverá ficar sobre a linha do gol, podendo movimentar-se exclusivamente sobre ele.
5- No lateral ou no escanteio se um atleta arremessar a bola contra a sua própria meta e a bola penetrar na mesma, tocando ou não no goleiro, o tento não será válido.
6- No lateral se um atleta arremessar a bola contra a meta adversária e a bola penetrar na mesma antes tocando em algum jogador, inclusive o goleiro, o tento será válido.
7- No escanteio se um atleta arremessar a bola contra a meta adversária e a bola penetrar na mesma, tocando ou não no goleiro o tento será válido.
8- No arremesso lateral é suficiente que a bola esteja apoiada no solo colocada sobre ou junto a linha demarcatória da lateral, do lado de fora da quadra de jogo, podendo mover-se levemente.
9- Se o goleiro demora mais que 4 segundos para executar o arremesso de meta , um tiro livre indireto (dois lances), será concedido em favor da equipe adversária, colocando-se a bola sobre a linha da área de meta e no ponto mais próximo onde ocorreu a infração.
Características do Jogo
O futsal é um jogo praticado por 2 equipes de 5 jogadores em quadra, um deles jogando como goleiro, com um máximo de 7 reservas.
O objetivo do Jogo é fazer com que a bola entre na meta do time adversário chamada de gol.O jogo é praticado em 40 min com 2 períodos de 20min cada,com intervalo de 10 min nas categorias principal e juvenil; na feminina e infantil terá 30 min com 2 períodos de 15 min e com intervalo de 10 min.
A QuadraUm retângulo com comprimento máximo de 42m e mínimo de 24m chamada de laterais, e com largura máxima de 22m e mínima de 14m chamadas de linha de fundo. Para competições oficiais de nível internacional, a quadra deverá ter um comprimento mínimo de 30m e largura mínima de 17m.
OS FUNDAMENTOSPasse
Drible
Chute
Recepção
Condução
Arremesso
PASSEÉ o ato de trocar a posse de bola.Representa a forma mais elementar e fundamental da colaboração entre os jogadoresExistem vários tipos de passe:
Com a face externa do pé e interna
De calcanhar
O peito do pé
Cabeça
“Planta” do pé
DRIBLEÉ o ato de enganar, fintar, livrar-se da marcação do adversário, com o total domínio da bola durante sua execução. Podem existir dribles longos ou curtos e até sobre o adversário. O drible manifesta a habilidade na condução da bola que caracteriza o talento individual de um jogador.
O CHUTEGeralmente usado com força objetivando o gol. O chute pode ser dado, assim como o passe, com várias partes do pé:
de bico - feito com a ponta do pé, muito potente.
Peito do pé – potente e com precisão.
Calcanhar
Face externa do pé
Face interna do pé – estes dois últimos produzem grande efeito em curva na trajetória da bola
Execução dos chutesSimples ou reto
Por cobertura – feito por cima da barreira ou qualquer jogador
Voleio - chute dado com a bola no ar com sacrifício do equilìbrio
Meio-voleio ou bate-pronto – chute feito com a bola a meia-altura, geralmente bem próxima ao solo.
De pivô – chute feito durante um giro, quando a bola é recebida estando o jogador de costas para o gol.
RECEPÇÃOÉ o ato de receber a bola vinda de um passe ou arremesso, pode ser feita com a cabeça, a coxa, o peito e com as várias partes do pé, como no passe.
CONDUÇÃOAção de progredir com a bola por todos os espaços possíveis do jogo.
Ao conduzir a bola, deve-se estar sempre em condições de passa, finalizar, manter a posse ou dar seqüência às ações do jogo.
ARREMESSOÉ o ato de colocar a bola em jogo, com as mãos, visando um companheiro ou espaço livre. O arremesso deve ser feito com as duas mãos e os pés no chão, com a bola sendo lançada acima da cabeça. Deve ser feito em 4 seg, caso contrário configura-se em falta.
Tipos de arremesso
Lateral – quando a bola atravessar inteiramente a linha lateral.
De canto – quando a bola atravessar a linha de fundo e não for gol.
De goleiro – inclusive quando feito com os pés. Importante observar que este não pode ultrapassar a linha central, sem antes tocar o solo ou algum jogador.
O Posicionamento em Quadra
Goleiro
Fixo ou beque
Alas direita e esquerda
Pivô
Goleiro Impede que a bola ultrapasse a linha de gol
Fixo ou beque Coordenar as ações da defesa
Alas direita/esquerda Ligam a defesa ao ataque atuando praticamente junto as laterais da quadra.
Pivô Distribuir as jogadas quando acionado ofensivamente
AçãoUma ação de grande valia no futsal é chamado rodízio, onde os jogadores se alternam no posicionamento, objetivando maior velocidade e troca de passes para chegar ao gol, pode ser rodízio de três ou de quatro jogadores.
Defesa ou MarcaçãoÉ feita por zonas, individual(ou homem – a – homem) e mista e o ataque é feito com os seguintes esquemas, de acordo com a combinação de jogadores à frente e/ou atrás: 2-2,1-2-1, 1-3, 3-1.
Fonte: Livro Claudio José Gomes Nogueira - sprint

Nenhum comentário:

Postar um comentário