terça-feira, 24 de agosto de 2010

Cultura Corporal

Educador: Natanael Steffen
CREF 3 008348
CIT.6614/10
A Educação Física precisa superar o modelo de ensino baseado no desenvolvimento do gesto motor correto; para além disso, é preciso introduzir e integrar o educando nas dimensões da cultura corporal. A cultura corporal é um conjunto de valores relativos ao corpo e ao movimento que envolve ética desportiva,ocupações e práticas de lazer, expressão corporal, conhecimento cientifico, produção da mídia, equipamentos e outros. Ao longo de sua história os seres humanos buscuram suprir as insuficiências con criações que tornassem os movimentos mais eficientes e satisfatórios, procurando desenvolver diversas possibilidades de uso do corpo con a intenção de solucionar as mais variadas necessidades.
Entre essas possibilidades e necessidades podem-se incluir motivos militares, relativos ao dominio e ao uso do espaço; motivos econômicos, que dizem respeito às tecnologias caça,pesca e agricultura;motivos de saúde, pelas práticas compensátórias e  profiláticas. Podem-se incluir, ainda motivos religiosos, no que se referem aos rituais e festas; motivos artisticos, ligados à construção e à expressão de idéias e sentimentos; e por motivações lúdicas, relacionadas ao lazer e ao divertimento.Algumas práticas com motivos de caráter utilitário relacionam-se mais diretamente à  realidade objetiva com suas exigências de sobrevivência, adaptação ao meio, produção de bens, resoluções de problemas e, nesse sentido, são conceitualmente mais próximas do  trabalho.
Outras, com motivos de caráter eminentemente subjetivo e simbólico, são realizadas como fim em si mesmas, por prazer e divertimento. Estão mais próximas do lazer e da fantasia, em bora suas origens, em muitos casos, estejam em práticas utilitárias. Por exemplo, a prática do remo, da caça e da pesca por lazer e não por sobrevivência, o caminhar como passeio e o correr como competição e não como forma de locomoção. Assim,às atividades desse segundo agrupamento pode-se atribuir o conceito de atividade lúdica, de certo modo diferenciada do trabalho. Derivam dai conhecimentos e representações que se transformam ao longo do tempo. Ressignificadas, suas intencionalidade, formas de expressão e sistematização constituem o que se pode chamar de cultura corporal de movimento.Dentro desse universo de produções da cultura corporal de movimento, algumas incorporadas pela Educação Física como objetos de ação  e reflexão: os jogos, e brincadeiras, os esportes, as danças, as ginaticas e as lutas, que têm em comum as representação corporal de diversos aspectos da cultura humana. São atividades que ressignificam a cultura corporal humana e o fazem utilizando ora uma intenção mais próxima do carater lúdico, ora mais próxima do pragmatismo e da objetividade.
Texto baseado nos PCN(Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental)
foto: Acampamento do ESAD.2009


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