quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Educação Física - Prática Pedagógica

Educador: Natanael Steffen
CREF3 008348-G/SC
CIT.6614/10
Ao priorizar a ações pedagógicas sempre é bom lembrar que fazem parte da pedagogia os processos, bem como as técnicas de ensino e aprendizagem, as leis psicológicas que reagem o desenvolvimento mental e o estudo do comportamento do ser humano desde a infância.
É bom sempre lembrar que o ensino consiste em despertar o estudante e guia-lo no processo de aprendizagem, mostrando, explicando, guiando, moldando, motivando mudanças de conduta, comunicando para ajudar a aprender. Em uma definição mais abrangente, o ensino deve, necessariamente, passar pela conceituação dos verbos ensinar e educar.gosto muito de o vocábulo educar porque significa literalmente, "conduzir para fora". Percebe-se então que tem tudo haver com a educação física no fato do privilégio e a responsabilidade dos professores de ed. Física conduzir seus alunos ao encontro das experiências na pratica das modalidades esportivas como das atividades lúdica e recreativa.
Nunca se afastando das leis do ensino, em seus princípios, regras ou normas gerais que regem os atos e o comportamento do mundo e do individuo, sempre aplicados especificamente à teoria e a pratica educacional. Quando empregado pelo educador tem o objetivo de suscitar no estudante as condições ideais para que ele aprenda. Santin coloca que a educação física como processo de construção da humanidade corporal do homem. Tem como prioridade máxima garantir ao ser humano a plenitude da vida. Desta forma a educação física vai sendo construída vivendo, apartir da sabedoria de viver. Portanto é fundamental buscar bases pedagógicas para o ensino/aprendizagem de uma ação motora, priorizando sempre com distinção um conteúdo cognitivo e uma ação motora, com a aceitação da possibilidade da aprendizagem, baseado em capacidade de aprender construindo o saber; favorecendo o convívio entre pessoas diferentes, respeitando as adversidades de todos, visando à cooperação. Não esquecendo as palavras de João Batista Freire “A educação de corpo inteiro”.
Palavras chaves: Priorizar, Ser humano, Desenvolvimento, ensinar, educar.

Texto: Natanael Steffen – 2006 - Sesc

Nenhum comentário:

Postar um comentário