sexta-feira, 27 de maio de 2011

Organização da Educação Física


Educador: Natanael Steffen
                           Precursor de concepções e práticas pedagógicas (EDUCAÇÃO FÍSICA) que seriam difundidas séculos depois (escola gratuita para os desafortunados, a postura exemplar do mestre, raciocínio independente, planos de estudos enciclopédicos, associação do exercício do corpo com o exercício do espírito, proposta de ensino gradual).Destaca-se na prática pedagógica através de relatos registrados por seus ex-alunos e também por preocupar-se com um ensino atrativo para as crianças, por entender a necessidade de criar oportunidades de expressão da personalidade, por repudiar punições com agressão ao corpo e pelo constante apelo à honra.
O maior inovador foi Victorino da Feltre (1378-1446). Sua maior criação foi uma escola à qual deu o nome de Casa Giocosa (casa alegre), para diferenciá-la das escolas de tipo medieval, de disciplina rígida e austera.
A Casa Giocosa preocupava-se, acima de tudo, com a formação integral do homem. Procurava educar harmonicamente os jovens através da educação física, equitação, salto, corrida, esgrima e guerra simulada; no plano de ensino, colocava no centro as "artes liberais"; e ensinava aos jovens literatura e história de Roma, em vez de meras fórmulas lingüísticas.
Victorino da Feltre costumava dizer: "Quero ensinar os jovens a pensar, não a delirar". Afirmava, também, que o ensino deveria ser gradual e de acordo com o desenvolvimento psíquico do aluno, e transcorrer num ambiente de alegria e satisfação.
Com relação ao nome Casa Giocosa, convém lembrar que a palavra italiana giocosa deriva do vocábulo latino iocus, sinônimo de ludus, que, como vimos, foi o nome dado à escola elementar romana. "Vinde, ó meninos, aqui se instrui, não se atormenta", dizia uma legenda da Casa Giocosa.
A experiência pedagógica de Victorino da Feltre foi a primeira tentativa, na Itália, de criar uma escola à margem das organizações religiosas. E os seus resultados, certamente, foram muito bons, pois dela saíram humanistas, chefes de Estado, eclesiásticos, filósofos, educadores, juristas, homens de ciência, poetas.
Victorino da Feltre, também conhecido pelo apelido Rambaldoni (Feltre1378-1446) foi um religioso e professor da Universidade de Pádua, que destacou-se na educação com o seu trabalho de preceptor dos filhos da família Gonzaga, em Mântua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário