terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Lances Inocentes

 Educador: Natanael Steffen
CREF3 008348
CIT.6614/10
Xadrez
No original o nome do filme é "Searching for Bobby Fischer" (Procurando por Bobby Fischer) e tem tudo a ver com a história, pois Fischer é a alma e o coração de tudo que vemos desde os letreiros (as imagens iniciais são de arquivo sobre Bobby Fischer) iniciais até o final do filme.
Um prodígio que fora até então o mais jovem (16 anos) Grande Mestre de Xadrez de toda a história; um gênio que derrotara todos os grandes enxadristas da época e decidira no ano de 1972 em Reykjavík, Islândia, o título mundial de xadrez com Boris Spassky, derrotando o russo de forma categórica para não deixar nenhuma dúvida sobre sua competência, talento e direito de ser o campeão; um polêmico que se recusara a defender o título em 1975, abandonando a coroa sem luta, por não concordar com os bastidores da disputa; um recluso que sumiu por mais de 20 anos, só retornando em 1992 para um encontro com o mesmo Spassky em Belgrado e Montenegro, reeditando de forma não-oficial a final de 1972, para ajudar os refugiados da guerra, o qual venceu novamente mesmo estando inativo todos estes anos e o russo tivesse continuado jogando; por fim, o filme é, entre outras coisas, uma homenagem a este gênio incompreendido do xadrez.

Josh Waitzkin (Max Pomeranc) é um garoto normal como milhões de garotos americanos, vive com seus pais e sua irmãnzinha, vai a escola e tem os seus brinquedos favoritos empilhados em seu quarto.
Mas um dia Josh quando brincava no parque descobre um mundo que até então não conhecia, o mundo dos homens desocupados do parque que passam os dias a jogar vários tipos de jogos diferentes, por dinheiro. No meio desde mundo Josh descobre algo mágico que o arrebatara logo de cara, Josh descobre um "mundo" preso em 64 casas, um tabuleiro onde dois Reis, um de branco e um de preto comandavam seus exércitos numa luta interminável.
Nem a chuva e nem os gritos de sua mãe, fazia com que Josh desgrudasse os olhos do tabuleiro, e os jogadores, mesmo debaixo de chuva, nem pensavam em parar de jogar.
Quando é introduzido um personagem que carrega sobre si o espírito do jogo, impregnado em seu modo de ser e seu amor pela aventura e desafio da luta: Vinnie (o fantástico ator Laurence Fishburne), que devolve a bola que Josh havia perdido, mas Josh devolve a bola a Vinnie em troca da peça de xadrez que havia achado no chão. É simbólico isso e muito forte também.
O pai de Josh, Fred Waitzkin (Joe Mantegna), um cronista esportivo, nem desconfia que seu filho não está mais interessado no beisebol.
Diante do interesse de Josh pelo parque e o jogo de xadrez, sua mãe Bonnie Waitzkin (Joan Allen) pede ao marido para ensinar o filho a jogar o tal jogo, mas após Josh vencer o pai seguidas vezes, Fred Waitzkin resolve contratar um professor para ensinar seu filho e desenvolver a capacidade natural dele para o jogo.
Então é introduzido na história Bruce Pandolfini (Ben Kingsley), na realidade, um dos maiores professores de xadrez de toda a história.
Pandolfini ensina tudo o que o menino precisa aprender para ser um grande enxadrista e Josh, impulsionado por seu pai, passa a disputar todos os torneios mais importantes de xadrez dos EUA, vencendo muitos e se tornando num menino prodígio.
Até que no final do campeonato nacional de sua categoria Josh tem que enfrentar outra grande promessa do xadrez americano, Jonathan Poe (Michael Nirenberg), onde o vencedor seria sagrado campeão do campeonato escolar americano daquele ano.
Josh leva para esta partida tudo que aprendera com Pandolfini, seu professor, mas leva também o espírito de luta que aprendera com Vinnie nos jogos na praça, onde as únicas regras eram lutar até o fim e ser leal.
Josh, após uma luta complicada no meio jogo, oferece empate para Jonathan numa final que sabia que estava ganho para ele, oferecendo assim, dividir o título; mas seu adversário não aceita e Josh o derrota com precisão matemática, sagrando-se campeão sozinho e em seguida termina o filme.

A mensagem é que tudo na vida, e o xadrez ensina isso, é preciso disciplina, lealdade e espírito de luta.

SINOPSE: Menino de sete anos de idade apresenta talento extraordinário para o xadrez. Seu pai, um cronista esportivo, começa a inscrevê-lo em torneios, nos quais é tido como uma revelação. A busca pelo sucesso ameaça tornar-se obsessiva, mas pai e filho têm uma rara oportunidade de reavaliar sua relação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário