quinta-feira, 13 de março de 2014

DIFERENÇAS ENTRE O FUTEBOL E FUTSAL


Kaká, em 2010
Embora sejam dois esportes muito semelhantes o futebol e o futsal possuem algumas diferenças, diferenças essas que confundem os não amantes dos esportes. Para ajudar estas pessoas organizei uma lista com as principais diferenças entre as duas modalidades.
1-    Campo de jogo- 
Futsal- comprimento (entre 42m e 25m), largura (entre 25m e 15m). É jogado em um uma quadra plana e em um piso rígido.
Futebol-comprimento (entre 120m e 90m), largura (entre 90m e 45m). Joga-se em um campo de grama ou em gramado artificial.
2-    Bola- A bola de futsal (categoria adulto masculino) deve ter entre 62 e 64 cm. Já a de campo possui circunferência não superior a 70 cm e não inferior a 68 cm.  
3-    Metas (Gol)- As metas devem ser colocadas no centro de cada linha de meta. Consiste em dois postes verticais uma barra horizontal (travessão). No campo a distância entre os postes é de 7,32m (largura) x 2,44m (altura), já no futsal as dimensões são menores 3m (largura) x 2m (altura).
4-    Chuteira- devido a diferença dos pisos no futebol de campo os jogadores usam chuteiras com travas para ter mais segurança e evitar quedas no jogo. No futsal como a quadra é plana e rígida joga-se com um tênis sem travas.
5-    Número de substituições- no futsal as substituições são ilimitadas e um jogador substituído pode voltar a jogar novamente na mesma partida. As substituições devem ser feitas na área de substituição. Já no futebol um jogador substituído não pode voltar na mesma partida e o número máximo permitido em competições supervisionadas pela FIFA é de 3 substituições, mas demais partidas o número de substituições pode ser alterado se houver um consenso entre os técnicos e o árbitro.
6-    Faltas acumulativas- ao contrário do futebol de campo que não tem uma punição para um número excessivo de faltas, em um jogo de futsal são permitidas apenas 5 faltas por período de jogo, se esse número for ultrapassado a partir da  sexta falta será cobrado um tiro livre direto da marca dos 10 metros.
7-    Duração da partida- em uma partida de futebol são dois tempos de 45 minutos com 15 minutos de intervalo entre eles, já no futsal são os mesmos 2 tempos mas a duração é reduzida para 20 minutos e 10 de descanso entre eles. A diferença entre eles além do tempo esta na forma de marcar o tempo no campo são 45 minutos livres cada tempo mais os acréscimos, e no futsal são 20 minutos cronometrados, ou seja, sempre que a bola sai do campo de jogo o tempo é parado, no futsal não se tem acréscimo no tempo da partida.
8-    Tiro de meta- o tiro de meta no futsal é cobrado apenas pelo goleiro e com as mãos, no futebol de campo o tiro de meta é cobrado com os pés e qualquer jogador do time pode fazer essa cobrança.
9-    Saída lateral- no futebol cobra-se o arremesso lateral com as mãos, já no futsal quando a bola sai pelas linhas laterais ela é reposta em jogo com os pés.
10- Árbitros- no futsal são 2 árbitros principais que possuem o mesmo poder de decisão, já no futebol de campo existe um árbitro principal que tem o poder de conduzir o jogo e dois árbitros auxiliares(bandeiras) que tem como função principal marcar o impedimento.
11- Impedimento- no futsal ao contrario do futebol de campo não há impedimento.
Espero ter ajudado a esclarecer algumas duvidas, até mais queridos alunos.




4 comentários:

  1. vc me ajudou muito por que ganhei um dez vc e muito bom nisso e claro minha professora se subriendeu ela mandou beijos e abraço muito obrigado meu nome e giovanna bento e tenho 11 anos vc ajudo emu treino

    ResponderExcluir
  2. meus para bens minha filha ganhou um dez e agora faz parte do treino de futebol

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pelas informações, agora já sei quais são as diferenças entre um e outro.

    ResponderExcluir