sexta-feira, 8 de maio de 2015

5 características dos Pastor Alemão

Antes de comprar ou adotar um, conheça 5 características dos Pastor Alemão, a seguir.

Conheça mais sobre o Pastor Alemão

  • Coloração: caramelo, com manto preto é, sem dúvida, a mais conhecida, mas existem outras variantes, como os capas-preta e os Pastores Suíços.
  • Expectativa de vida: de 10 a 14 anos.
  • Olhos: escuros, médios e amendoados.
  • Nível de energia: alto.
  • Pelagem: dupla, com variações de tamanhos conforme a parte do corpo.
  • Qualidades principais: inteligência e companheirismo.
  • Tamanho/Peso: de 55 a 65 cm, com 35 a 40 kg.
  • Preço: média de $700, mas os filhotes à venda podem custar entre $250 e $1.500. 

Principais características do Pastor Alemão

Apesar dessa expressão de cachorro grande, calmo e dócil, o Pastor Alemão demonstra diversas habilidades e é preciso estar preparado para tanto pique. Veja os destaques em suas características.

1. É inteligente e fácil de ser adestrado

Você pode ensinar muita coisa ao seu cão, já que ele aprende com facilidade.

Os Pastores Alemães . Você pode ensiná-lo o que é certo e errado dentro de casa e ele vai entender e obedecer sem muita dificuldade de aprendizado.
Essa raça precisa de um local espaçoso, visto que é bastante ativo. Exercícios físicos constantes também são indicadas para que o animal se mantenha saudável e treine suas habilidades.
Não é à toa que, entre 79 raças de cães publicadas em Inteligência Canina, essa raça de cachorro ocupa o 3º lugar do ranking!

2. É cão de guarda e companheiro

Adoram crianças, são protetores da família, leais e companheiros do dono.

O tamanho e porte do animal já dizem tudo: ele serve como um ótimo cão de guarda que vai proteger sua família com unhas e dentes, e, ao mesmo tempo, é extremamente confiável (não há surpresas com ele!).
Apesar de ter esse porte atlético e essa coragem, o Pastor é bastante companheiro e leal ao seu dono, necessitando de atenção moderada e também cafuné (não ache que porque ele parece durão não vai querer um carinho de vez em quando).
Pastores adaptam-se bem a outros animais, desde que criados juntos, pois podem estranhar muito os desconhecidos. Adoram crianças e são bastante dóceis.

3. É uma das raças utilizadas para cães-guia

É um ótimo cão-guia, pois é extremamente obediente, confiável e tem excelente senso de direção.

Devido ao seu nível de inteligência, adaptação e adestramentoo Pastor Alemão é um ótimo cão-guia.
Assim, você já sabe que ele é do tipo que não se perde fácil e possui uma ótima percepção para andar em lugares diferentes, sempre atento a tudo que está à sua volta.

4. É um excelente cão policial

O Pastor é um dos mais famosos cães policiais devido à sua capacidade de aprendizado e habilidades para encontrar pessoas e fazer policiamento.

Essa raça é tão utilizada como cão policial que há, até mesmo, canil em alguns postos de trabalho para que haja a reprodução do animal, que ajudará os profissionais.
Em alguns casos, há também a compra de pastores alemães em outros canis. Eles são selecionados de acordo com o porte e a obediência.
Esses cães participam de atividades como policiamento a pé, controle de rebeliões, localização de indigentes e pessoas perdidas.
O treinamento é feito a partir do sétimo mês de vida e dura cerca de quatro meses e meio, tendo uma continuidade diária de treinamento que é feita pelo policial uma hora por dia para aperfeiçoar as habilidades do pet.
Assim, é possível concluir que ele irá ficar atento a qualquer coisa em sua família, e que também precisa de treinamentos individuais, conforme o que deseja que ele faça.

5. Adapta-se facilmente

Pode adaptar-se em vários ambientes ou climas.

Essa raça possui facilidade em adaptar-se a diversos ambientes e terrenos, sejam lisos, planos, inclinados etc. Além disso, suporta tanto o clima quente quanto o frio. ealmente, estão dispostos para o que vier.
Desde que haja espaço em sua casa, ele poderá ficar bem. Devido ao porte e nível de atividade, mesmo que seja adaptável a diversos ambientes, não é ideal para apartamentos, já que pode se sentir sufocado e sem espaço.
Vale lembrar que, ao selecionar o criador ou o canil em que vai comprar ou adotar o seu Pastor Alemão, você deve se preocupar com o Pedigree, que é uma garantia da sua linhagem. Com a popularização da raça, há 2 décadas, infelizmente apareceram muitos criadores não profissionais que não presam pela qualidade e saúde de suas linhagens.
Isso explica também a variação de preços em 6x: um filhote de Pastor Alemão pode ser encontrado de $250 a $1500. Na média, custam $700 e suspeite de negócios "bons demais para serem verdade".
Como é um cão de grandes habilidades, cabe ao proprietário definir o que quer do animal, cuidando para que seja feito um treinamento específico. Quem já possui conhecimentos, pode fazer isso em casa, mas, para desenvolver grandes treinamentos, um profissional é o mais indicado, objetivando aproveitar todas as características da raça.
Em resumo, o Pastor Alemão possui ótima capacidade de adestramento, sendo utilizado como cão-guia, cão policial e cão de guarda. É um ótimo companheiro, sempre fiel ao seu dono, e que se adapta em vários ambientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário