segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Regras do Beisebol

B A S E B O L
Basebol é um jogo entre 2 equipas de 9 jogadores.
O TERRENO DO JOGO DE BASEBOL
terreno de jogo inclui o Quadrado do Jogo e o Campo Exterior.
Quadrado do Jogo, é um quadrado com 27,45m de lado. O quadrado possui em cada vértice uma base – Casa Base, 1ª Base, 2ª Base e 3ª Base. Próximas da Casa Base, localizam-se 2 Caixas: Caixa de Batimento, do lado direito ou do lado esquerdo, onde o batedor se coloca para bater a bola; e a Caixa de Recepção, onde se coloca o Defesa Receptor. No meio do quadrado existe um círculo, onde se coloca o Lançador.
OBJECTIVO DO JOGO DE BASEBOL
O jogo é composto por 9 partidas. Em cada partida, uma equipa, cumpre uma fase de ataque e uma fase de defesa.
A equipa que cumprir uma fase de ataque, tem que realizar o máximo de voltas para conseguir marcar pontos. Quando 3 atacantes forem eliminados, a equipa que estava a atacar vai defender e a equipa que estava a defender vai atacar. A equipa que estiver a cumprir uma fase de defesa, tem que eliminar 3 atacantes.
AS POSIÇÕES DOS JOGADORES
A equipa que vai bater na bola com o taco são os Atacantes. A equipa que vai apanhar a bola para eliminar os atacantes são os Defesas.
Os Atacantes formam uma ordem de batimento (batedor nº1, batedor nº2, … até ao batedor nº9). É um batedor cada vez, a realizar o seu ataque. O batedor prepara o seu ataque, quando se coloca na Caixa de Batimento do lado direito ou esquerdo e está pronto para receber uma bola que lhe vai ser lançada pelo Defesa Lançador.
equipa defensora é constituída por 9 defesas em
campo: Lançador, Defesa da 1ª Base, Defesa da 2ª Base, Defesa da 3ª Base, Defesa Médio ou Shortstop, Defesa Direito, Defesa Central, Defesa Esquerdo e Receptor ou Catcher.
REGRAS DO BASEBOL
9 Partidas de Basebol
O jogo é composto por 9 partidas. Em cada partida, uma equipa, cumpre uma fase de ataque e uma fase de defesa.
As funções do Atacante
A equipa que começa a atacar, o jogador atacante – batedor nº1, coloca-se na Caixa de Batimento, com o taco na mão e prepara-se para bater na bola. Quem lhe envia a bola, é a Defesa Lançador que está no meio do quadrado.
O Batedor vai tentar acertar na bola e ao mesmo tempo defender a sua Baliza Invisível que se chama “Zona de Strike”
Se o Batedor acertar na bola, o jogador atacante vai largar o taco no chão e vai correr o quadrado principal do campo. Portanto, bate na bola, larga o taco, corre obrigatoriamente direito na pista 1 do quadrado, pisa a 1ª Base, corre na pista 2, pisa a 2ª Base, corre a pista 3, pisa a 3ª Base, corre a pista 4 e pisa a “Casa Mãe”, dando assim, uma volta completa ao quadrado. Uma volta completa corresponde um ponto para a equipa. Quando o atacante estiver a correr nas pistas, ele tem que correr dentro dessas pistas e não pode sair delas, senão é falta do atacante.
Se o Atacante Batedor nº 1, conseguir uma volta completa ao quadrado do campo, faz um ponto para a sua equipa. De seguida, entra o Atacante Batedor nº2, que vai tentar bater a bola para o campo e dar uma volta completa ao quadrado do campo.
Quando 3 Atacantes da equipa A forem eliminados, os Atacantes da equipa A vão defender e os Defesas da equipa B vão atacar. Depois, quando 3 atacantes da equipa B forem eliminados, os Atacantes da equipa B vão defender e os Defesas da equipa A vão atacar.
Portanto, numa partida de Basebol, uma equipa cumpre uma fase de ataque e uma fase de defesa. Ao fim de 9 partidas, a equipa que conseguiu mais pontos
As funções dos defesas
Os defesas tem que eliminar, em cada partida, 3 atacantes. Mas como é que os defesas podem eliminar os atacantes?
Eliminação do Atacante por “Strikes”
Se o Defesa Lançador conseguir marcar 3 golos na Baliza Invisível (= Zona de Strike) que está à frente do Atacante Batedor, este Atacante está eliminado por “Strikes”.
Exemplo:
> O Lançador marca 1º golo e o Árbitro diz “Strike 1”
> O Lançador marca 2º golo e o Árbitro diz “Strike 2”
> O Lançador marca 3º golo e o Árbitro diz “Strike Out” – O Atacante Batedor nº 1 está eliminado!
Portanto, o Batedor possui três tentativas para bater as bolas que passem pela “Zona de Strike”, sendo eliminado se o não conseguir.
Algumas Notas.
> Se o Batedor verificar que a bola não vai entrar dentro da sua Baliza, então não deve fazer movimentos com o taco, pois se o fizer é considerado “Strike”
Exemplo:
> Na 1ª bola, o Lançador lança a bola e não consegue acertar na Zona de Strike – o Árbitro diz “Bola 1”
> Na 2ª bola, o Lançador lança a bola e não consegue acertar na Zona de Strike – o Árbitro diz “Bola 2”
> Na 3ª bola, o Lançador lança a bola e não consegue acertar na Zona de Strike – o Árbitro diz “Bola 3”.
> Na 4ª bola, o Lançador lança a bola e não consegue acertar na Zona de Strike – o Árbitro diz “Bola 4”. Se ao fim de 4 vezes, o Lançador não conseguir acertar na Baliza, o Atacante tem direito de avançar 1 Base.
Outras Notas.
> Se o Batedor acertar a bola com o taco, mas a bola sai entre a Casa-Base e a 1ª Base ou entre a Casa-Base e a 3º Base, é “Foul Ball ”. Na terceira tentativa, se a bola é tocada pelo Batedor, mas não entra em campo, é concedida nova oportunidade para realizar o batimento.
Exemplo:
> O Lançador envia a bola para o Batedor, este toca na bola, mas a bola não entra no Campo. O Árbitro diz “Foul Ball – Strike 1”
> O Lançador envia a bola para o Batedor, este toca na bola, mas a bola não entra no Campo. O Árbitro diz “Foul Ball – Strike 2”
> O Lançador envia a bola para o Batedor, este toca na bola, mas a bola não entra no Campo. O Árbitro diz “Foul Ball – Strike Repetição”. O Batedor tem direito a mais um batimento.
> O Lançador envia a bola para o Batedor, este toca na bola, mas a bola voltava a não entrar no Campo. O Árbitro diz “novamente Foul Ball – Strike Repetição”
A partir do 3º Strike, sempre que houver “Strike Repetição”, o Batedor tem direito a repetir o batimento.
Eliminação do Atacante por “Bola Aérea”
Se o Batedor bater na bola para cima e a bola for apanhada no ar por um defesa qualquer, sem este a deixar cair no chão, então o Batedor está eliminado.
NOTA:
Se o Batedor enviar a bola para fora do campo, em que a bola vai ser apanhada no ar por um defesa, o Atacante Batedor fica eliminado.
Eliminação do Atacante por “Toque”
O Atacante pode ser eliminado na Pista 1, 2, 3 ou 4, quando é tocado por um defesa que possua a bola numa das mãos.
Exemplo:
> O Batedor que está a correr o quadrado, pode ser eliminado na pista 3, através de um toque realizado por um defesa que possua a bola.
Eliminação do Atacante por “Base”
Este tipo de eliminação ocorre da seguinte maneira:
> O Atacante está eliminado por “Base” na Base 1 quando a bola é batida para o campo e esta é apanhada pelo Defesa da 1ª Base que pisa a 1ª Base. O Defesa com a bola pisa a base primeiro que o Atacante.
Nota
> Se o Atacante estiver já a correr na Pista 2, o Atacante não pode ser eliminado por “base”, mas só por “toque”. Portanto, na pista 1, o Atacante pode ser eliminado por “toque” e por “Base”. Se o Atacante estiver a correr na Pista 2, só pode ser eliminado por “toque”. Se o Atacante estiver na pista 3 ou 4, também só pode ser eliminado por  “toque”.
A salvação dos Atacantes
As Bases cheias de Atacantes…
O Atacante para não ser eliminado, deve “parar e ficar” na 1ª Base ou na 2ª Base ou na 3ª Base, mas nunca pode recuar para a “Casa-Base”.
Situações de Salvamento
> O Batedor nº 1, bate a bola, corre a pista 1 e salva-se na 1ª Base, pois na Pista 2 já estava um defesa que possuía a bola para o eliminar. Portanto, o Atacante não continuou a sua corrida para a Pista 2 e ficou a pisar a 1ª Base. No próximo batimento, temos o Batedor nº2 que vai bater na bola e o Atacante  nº1 que se salvou na 1ª Base que vai completar a volta. Temos assim, 2 atacantes no campo que procuram dar a volta completa ao quadrado. Os defesas vão tentar eliminar estes 2 atacantes.
> Vamos imaginar que o Atacante nº 2, se salvou na 1ª Base e o Atacante nº1, se salvou na 2ª Base. Então, no próximo batimento, entra o Batedor nº3 que vai bater e os Atacantes nº1 e nº2, vão completar as suas voltas para fazerem pontos. Neste caso, os defesas vão tentar eliminar os 3 atacantes.
> Vamos imaginar ainda que o Atacante nº3, se salvou na 1ª Base, o Atacante nº2 se salvou na 2ª Base e o Atacante nº 1 se salvou na 3ª Base. Temos as bases cheias de Atacantes! Vai entrar o Batedor nº 4 que vai bater na bola e dar a volta completa e os Atacantes nº 1, 2 e 3 vão completar a volta. Os defesas tem que eliminar estes atacantes, pois quando conseguirem eliminar 3 atacantes, os defesas passam para a fase de ataque e os atacantes passam para a fase de defesa.
A eliminação de 2 ou mais defesas
Quando estão 2 ou mais atacantes em campo, os defesas procuram eliminar os Atacantes.
Eliminação de 2 Atacantes: Atacante da Casa-Base e Atacante da 1ª Base
O Atacante que está na Casa-Base e que vai bater a bola para o campo pode ser eliminado por “strikes”, por “bola aérea”, por “toque” – na Pista 1, 2, 3 ou 4 e por “base” – apenas na 1ª Base
O Atacante que se salvou na 1ª Base e que vai completar a volta, pode ser eliminado por “toque” – na Pista 2, 3 e 4 e por “base” – apenas na 2ª Base. Só pode ser eliminado por “base” na 2ª Base, porque o Atacante que estava na 1ª Base é forçado a correr para a 2ª Base para dar lugar ao Atacante que vem da Casa-Base. Assim, quando o Atacante que se salvou na 1ª Base tiver na base anterior – a Casa-Base um colega seu – o Batedor, o Atacante que se salvou na 1ª Base só pode ser eliminado por “base” na 2ª Base. Se entretanto, o Atacante já está a correr a Pista 3, não pode ser eliminado por “base” na 3ª base, mas só por “toque”.
Eliminação de 2 Atacantes: Atacante da Casa-Base e Atacante da 2ª Base ou 3ª Base
O Atacante que está na Casa-Base e que vai bater a bola para o campo pode ser eliminado por “strikes”, por “bola aérea”, por “toque” – na Pista 1, 2, 3 ou 4 e por “base” – apenas na 1ª Base.
O Atacante que se salvou na 2ª Base e que vai completar a volta, pode ser eliminado por “toque” – na Pista 3 e 4 e não pode ser eliminado por “base”. Como o Atacante está na 2ª Base e não existe nenhum atacante na Base Anterior (1ª Base), então, não se pode eliminar o Atacante da 2ª Base por “base” na 3ª Base.
O Atacante que se salvou na 3ª Base e que vai completar a volta, pode ser eliminado por “toque” – na Pista 4 e não pode se eliminado por “base”. Não pode ser eliminado por “base”, porque a Pista 4 é a última pista do quadrado que dá acesso à Casa-Base.
Eliminação de 3 Atacantes: Atacante da Casa-Base, Atacante da 1ª Base e Atacante da 2ª Base
O Atacante que está na Casa-Base e que vai bater a bola para o campo pode ser eliminado por “strikes”, por “bola aérea”, por “toque” – na Pista 1, 2, 3 ou 4 e por “Base” na 1ª Base.
O Atacante que se salvou na 1ª Base e que vai completar a volta, pode ser eliminado por “toque” – na Pista 2, 3 e 4 e por “base” – apenas na 2ª Base. Só pode ser eliminado por “base” na 2ª Base, porque o Atacante que estava na 1ª Base é forçado a correr para a 2ª Base para dar lugar ao Atacante que vem da Casa-Base. Assim, quando o Atacante que se salvou na 1ª Base tiver na base anterior – a Casa-Base um colega seu – o Batedor, o Atacante que se salvou na 1ª Base por ser eliminado por “base” na 2ª Base. Se entretanto, o Atacante já está a correr a Pista 3, não pode ser eliminado por “base” na 3ª base, mas só por “toque”.
O Atacante que se salvou na 2ª Base e que vai completar a volta, pode ser eliminado por “toque” – na Pista 3 e 4 e por “base” – apenas na 3ª Base. Só pode ser eliminado por “base” na 3ª Base, porque o Atacante que estava na 2ª Base é forçado a correr para a 3ª Base para dar lugar ao Atacante que vem da 2ª Base. Assim, quando o Atacante que se salvou na 2ª Base tiver na base anterior – a 2ª Base um colega seu, o Atacante que se salvou na 2ª Base por ser eliminado por “base” na 3ª Base. Se entretanto, este Atacante já estiver a correr a Pista 4, só pode ser eliminado por “toque”.
Eliminação de 3 Atacantes: Atacante da Casa-Base, Atacante da 2ª Base e Atacante da 3ª Base
O Atacante que está na Casa-Base e que vai bater a bola para o campo pode ser eliminado por “strikes”, por “bola aérea”, por “toque” – na Pista 1, 2, 3 ou 4 e por “base” – apenas na 1ª Base.
O Atacante que se salvou na 2ª Base e que vai completar a volta, pode ser eliminado por “toque” – na Pista 3 e 4 e nunca por “base”. Nunca por “base” porque a 1ª Base não está ocupada por nenhum Atacante, isto é, como o Atacante está na 2ª Base e não existe nenhum atacante na Base Anterior (1ª Base), então, não se pode eliminar o Atacante da 2ª Base por “base” na 3ª Base.
O Atacante que se salvou na 3ª Base e que vai completar a volta, pode ser eliminado por “toque” – na Pista 4 e nunca por “base”. Não pode ser eliminado por “base” porque a Pista 4 é a última pista do quadrado que dá acesso à Casa-Base. Portanto, o Atacante só pode ser eliminado por “toque”
Eliminação de 4 Atacantes: Atacante da Casa-Base, Atacante da 1ª Base, Atacante da 2ª Base e Atacante da 3ª Base
O Atacante que está na Casa-Base e que vai bater a bola para o campo pode ser eliminado por “strikes”, por “bola aérea”, por “toque” – na Pista 1, 2, 3 ou 4 e por “base” – apenas na 1ª Base.
O Atacante que se salvou na 1ª Base e que vai completar a volta, pode ser eliminado por “toque” – na Pista 2, 3 e 4 e por “base” – apenas na 2ª Base. Pode ser eliminado por “base” porque a base anterior – a Casa-Base está ocupada pelo Batedor que vai bater na bola.
O Atacante que se salvou na 2ª Base e que vai completar a volta, pode ser eliminado por “toque” – na Pista 3 e 4 e por “base” – apenas na 3ª Base. Pode ser eliminado por “base” porque a base anterior – a 1ª Base está ocupada pelo Atacante que se salvou nessa 1ª Base.
O Atacante que se salvou na 3ª Base e que vai completar a volta, pode ser eliminado por “toque” – na Pista 4 e nunca por “base”. Não pode ser eliminado por “base” porque a Pista 4 é a última pista do quadrado que dá acesso à Casa-Base. Portanto, o Atacante só pode ser eliminado por “toque”.  
Mais Regras de Salvação dos Atacantes
Quando o Atacante se salva na 1ª Base
Quando o Atacante está a correr na Pista 1 e se salva na 1ª Base, o Atacante que vem em corrida, basta tocar na 1ª Base que fica logo salvo.
Se o Atacante está a correr com muita velocidade, toca na 1ª Base e não consegue ficar à primeira, em cima da 1ª Base, dando uns passos à frente no prolongamento imaginário da Pista 1, o Atacante pode recuar na mesma para a 1ª Base que não é eliminado.
No prolongamento da Pista 1, até pode estar um defesa que possua a bola na mão para tentar eliminar o atacante por “toque”. Mas como o Atacante pisou a 1ª Base e não conseguiu travar, indo para o prolongamento da Pista 1, ao ser tocado por um defesa, o Atacante não é eliminado, pois o Atacante já tinha pisado a 1ª Base.
Quando o Atacante se salva na 2ª Base ou 3ª Base
Quando o Atacante está a correr na Pista 2 ou Pista 3 e se salva na 2ª Base ou 3ª Base, o Atacante que vem em corrida, tem que obrigatoriamente pisar e ficar logo em cima da 2ª ou 3ª Base. Caso o Atacante pise na 2ª ou 3ª Base, não conseguindo travar, indo para o prolongamento da Pista 2 ou Pista 3, o Atacante ao recuar, para pisar novamente a 2ª ou 3ª Base, pode ser eliminado por “toque”.
Roubo de Bases
Os Atacantes que se salvaram nas bases, esperam que seja o próximo Batedor a bater na bola, para correrem novamente e completarem as suas voltas. No entanto, quando o Lançador se prepara para lançar a bola para o Batedor, o Atacante que está numa base pode, às “escondidas” roubar uma base, isto é, sem o Lançador ver, pode conquistar mais uma base. Esta acção é designada por “Roubo de Bases”.
Mas o Lançador pode surpreender o Atacante que está a roubar uma base, lançando rapidamente, a bola para um defesa das bases, que elimina o Atacante por toque. Neste caso, o Batedor não bate e não pode correr.
Regras para o Defesa Receptor ou Catcher
Nos jogos oficiais, existe atrás do Batedor o Defesa Receptor que tem protecções no corpo (mascara de protecção, capacete, peitilho, coquilha e caneleiras. Este tem de apanhar a bola que vai ser enviada pelo Lançador. Portanto, o Lançador ao enviar a bola para o Batedor, se este não conseguir acertar na bola, a bola entra na baliza e o Receptor tem que apanhar a bola. Se o Receptor apanhar a bola, tendo a bola entrado na baliza, então é “Strike”.
E se o Receptor deixar cair a bola?
Se o Batedor não conseguiu acertar a bola com o taco, acontecendo o “Strike” e se o Receptor não apanhar bem a bola, deixando-a cair, o Batedor pode iniciar a volta. Rapidamente, o Receptor apanha novamente a bola e vai tentar correr para “tocar” no Batedor ou então, o Receptor vai passar a bola para o Defesa de uma Base, para este eliminar o Atacante por “toque”.
Uma Base só pode ter um Atacante
Não podem permanecer 2 Atacantes na mesma base. Se estiver 2 Atacantes numa base, o Atacante que vai ser eliminado é o último que chegou à base.
Home Run
Quando a bola batida sai do terreno do jogo, é declarado “Home Run”, permitindo ao Batedor realizar o percurso completo das bases sem risco de ser eliminado. Qualquer atacante colocado nas bases é forçado a avançar e, deste modo, a pontuar.
 
Secção de Basebol do Vigor
Fala – S. Martinho Bispo – Coimbra

Nenhum comentário:

Postar um comentário