segunda-feira, 30 de maio de 2016

Jogo da Velha



O Jogo da Velha é um dos passatempos mais jogados no mundo todo. Tão antigo que suas origens reais se perdem na poeira dos tempos, o Jogo da Velha também já foi conhecido como Jogo do Galo ou Tic - Tac – Toe. 

Simples de ser jogado; basta se traçar dois conjuntos de linhas paralelas num pedaço de papel de forma a se cruzarem perpendicularmente, o jogo favorece a velocidade de raciocínio e a atenção. Vestígios arqueológicos podem indicar que esse jogo já era praticado desde os tempos dos faraós egípcios. Pois foram encontrados em tumbas e templos, datados de mais de 3.500 anos atrás, tabuleiros que se assemelham muito ao utilizado no Jogo da Velha. Também se atribuem as suas origens à Antiga China onde era aparentado com um popular jogo conhecido como “O Jogo dos Três Caminhos”. Ainda foram encontrados possíveis exemplares desse jogo em navios vikings datados de 900 D.C. e em cavernas com restos estimados em 1.400 A.C.. Também se encontraram indícios de que o jogo era praticado no Siri Lanka por volta do ano 10 A.C.. 

Para jogar é mais simples ainda. Basta escolher o círculo ou o “x” e iniciar a partida marcando em qualquer lugar entre as linhas.  Vencedor será decidido quando três símbolos idênticos estiverem alinhados na horizontal, na vertical ou na diagonal. Se isso não acontecer; dá-se o empate ou, como é conhecido: “a velha”. 

Pode ser impossível definir com precisão o local de nascimento do Jogo da Velha. Algo tão simples e fácil de ser jogado poderia certamente ter sido inventado até pelos antigos habitantes das cavernas nos primórdios da civilização humana. No entanto, modernamente, se assume que o jogo começou como o conhecemos hoje, do costume de velhas senhoras inglês que se reuniam para tomar chá, tricotar e bater papo nas tardes inglesas e acabavam suas reuniões em animadas disputas baseadas nesse singelo jogo. Daí a denominação de “Jogo da Velha”.


https://www.google.com.br/search?q=imagem+do+jogo+da+velha&espv=2&biw=1360&bih=667&site=webhp&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ved=0ahUKEwiXwr7X24HNAhUBfZAKHeEFDckQ7AkINg#imgrc=8GmbHX92cEhlSM%3A

Natanael Steffen

CREF 3 008348

Nenhum comentário:

Postar um comentário