sexta-feira, 20 de maio de 2016

ULTIMATE FRISBEE - NO CONTEXTO ESCOLAR

ULTIMATE FRISBEE

O ano era 1937 e o jovem Walter Frederick Morrison entretia sua namorada na famosa praia de Santa Monica na california, arremessando a bandejinha redonda de alumínio da torta de frango que haviam comido alguns minutos antes. Um farofeiro, veja você.
pie3Para surpresa do Tio Walter e de sua namorada, o pratinho de alumínio acabou virando a diversão da tarde porque planava mais do que imaginavam. Virou um jogo.
Sim, o fato inacreditável do dia é esse: o tio do Jim Morrison é o inventor do frisbee.
Mas vamos com calma porque essa historia é boa.

O FRISBEE

Depois daquela tarde agradável em Santa Mônica, Walter acabou indo para a Guerra e virou piloto. Aprendeu aerodinâmica e, depois de levar um tiro e ficar de molho no hospital por 48 dias, acabou aprimorando a bandejinha da torta de frango em um brinquedo voador, o Frisbee (nome acochambrado da própria torta de frango, que se chamava Frisbie’s, como você pode conferir na foto acima)
frisbee-patent
A patente, que saiu no dia seguinte ao Natal de 1967
Pluto Plater2O “Prato Plutônico” e todos os planetas do nosso sistema solar
plutoOlha o Tio do Jim Morrison fazendo propaganda do seu disco voador
Quase oitenta anos depois, o Frisbee deixou de ser um brinquedo e se transformou em um esporte. Um esporte “supremo”, o único que eu conheço que já vem com adjetivo.
Para a maioria das pessoas o disquinho de plástico ainda é visto como um passatempo de praia, mas para 5 milhões de americanos ele é o personagem principal do ULTIMATE FRISBEE, ou simplesmente ultimate, um esporte que vem crescendo muito rapidamente, inclusive aqui no Brasil.
São 2 times de 7 jogadores (eu acho, depois algum jogador entra aí nos comentearios pra me ajudar) em um campo que tem mais o menos o mesmo tamanho de um campo de futebol. O objetivo é o mesmo do futebol americano: chegar na linha de fundo do time adversário. Quem tá com o frisbee não pode andar, só arremessar (pode girar no pé de apoio).
frisb3E o resultado é um dos esportes mais plásticos que existe, com longos lançamentos que parecem acontecer em câmera-lenta e mergulhos ESPETACULARES para não deixar o disco cair no chão (são chamados lay-outs)
SEM JUIZ
spiritOutra característica incrível é que a maioria dos jogos ainda acontece SEM JUIZ, apenas seguindo o código de honra (Spirit of the Game“) em que os próprios jogadores se orgulham de ser os juízes, chamando suas próprias faltas ou acatando a decisão dos que estão em volta. O contato físico não deve acontecer e um exemplo da disciplina entre os jogadores é que cada marcador abre a contagem dos 10 segundos máximos que cada um pode ficar com o disco. Com a profissionalização do esporte e as ligas que têm sido criadas, é natural que a figura do juiz vá se fazendo necessária, mas o tal “Spirit of The Game” é um capítulo à parte evale a pena ler as regras, um verdadeiro tratado sobre ética e fair play.
LANÇAMENTO

Os arremessos também estão se sofisticando e já vão muito além do vôo horizontal do tio do Jim Morrison. Cruzamentos em que o frisbee é lançado na vertical e vai virando para horizontal alcançam distâncias enormes. E por aí vai. Uma prática que reúne plasticidade, explosão de tênis, saltos de basquete, mergulhos de natação e muito espírito de equipe.

Para saber onde e como jogar pelo Brasil afora, acesse o site da Federação Brasileira de Frisbee (WWW.frisbeebrasil.com.br)
http://www.updateordie.com/2014/07/28/ultimate-frisbee-o-mais-famoso-esporte-que-voce-nunca-ouviu-falar/

Nenhum comentário:

Postar um comentário